Historial

Em 3 de Outubro de 1984, foi fundada a Comissão de Melhoramentos do Concelho de Sousel – CMCS, Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, que tem como finalidade, segundo os seus estatutos, o apoio a crianças e jovens, à família, à integração social e comunitária, aos cidadãos na velhice e invalidez e em todas as situações de falta ou diminuição dos meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho.

Atualmente, a CMCS concretiza os seus objetivos através de vários equipamentos sociais, distribuídos por todas as Freguesias do Concelho de Sousel.

É pertinente fazer uma breve apresentação do Concelho onde esta Instituição se encontra sedeada. Sousel é um Concelho essencialmente rural, é sede de Concelho e apresenta-nos mais três freguesias: Cano, Casa Branca e Santo Amaro.

Desta forma, e fazendo uma viagem de recuo temporal, chegamos à conclusão que vivemos num país que durante um vasto período de tempo teve por base um regime politico fechado o que impossibilitou o desenvolvimento de hábitos e costumes dando lugar a atrasos estruturais acentuados, que só agora e lentamente, começaram a ser ultrapassados.
A Comissão de Melhoramentos do Concelho de Sousel, é uma Instituição de Solidariedade Social, sem fins lucrativos e dá resposta a mais de 152 Utentes e respetivas famílias, estendendo a sua área de atuação, pelas quatro freguesias já anteriormente referidas, há mais de 25 anos, ainda assim está sempre de olhos postos no futuro, para que isso se torne cada vez mais um caminho viável.

Finalizando, realça-se a convicção sentida por todos os que diariamente trabalham e colaboram na CMCS, que muito trabalho há ainda a realizar na área da solidariedade e não só, diariamente procura aceitar novos desafios, fazendo por otimizar e rentabilizar os recursos, melhorando assim a qualidade dos serviços prestados, apesar das dificuldades permanentemente sentidas e que, sabemos, são comuns a todas as entidades que fazem do seu esforço a luta pela melhoria das condições de vida e bem-estar dos mais necessitados.